Sunday, February 26, 2006

Imaginemos um oceano.




Imaginemos um grão de areia no fundo do oceano.








Imaginemos uma bactéria a viver neste grão de areia.







Imaginemos uma célula desta bactéria.








Aí está o planeta Terra.



E dentro dos átomos dos vacúolos (unidades de excremento) desta célula encontramos alguns pontos minúsculos que são alguns serezitos nojentos e feitos de carbono a gritar por atenção.
O maior problema dos seres humanos é algo que se chama felicidade. Na realidade, é um conceito que não tem definição, ninguém sabe como alcança-la, e aqueles que não a possuem não sabem como a perderam.


Se calhar por sabermos tão pouco sobre ela, é que ela é um problema.


Mas também sei muito pouco sobre os órgãos reprodutores dos gafanhotos africanos e nem por isso é um problema.


Algumas pessoas descobriram que com o movimento de algumas folhas de papel verdes conseguiam formular definições coerentes para esse termo: nomeadamente a usar grandes pedaços de metais pesados em partes visíveis do seu corpo, a ostentar posse de territórios vastos [é claro que a noção de vastos seria completamente destruída caso estes seres se apercebessem de que na realidade são apenas o átomo dum vacúolo duma célula duma bactéria situada num grão de areia perdido numa imensidão dum oceano cósmico] e a trocar fluídos com uma larga quantidade de pessoas do sexo oposto.

Obviamente, há seres que já descobriram o verdadeiro significado da palavra felicidade, mas estes enlouqueceram e suicidaram-se.

Algumas pessoas pensam que são donas deste sítio. Outras pensam que têm as soluções objectivas para todas as questões que possamos formular [é claro que estas já se esqueceram que vivem num vacúolo duma célula duma bactéria situada num grão de areia perdido numa imensidão dum oceano cósmico]. É claro que algumas destas questões são tão relevantes quanto saber pormenorizadamente a estrutura dos órgão sexuais dos gafanhotos africanos, e as respostas ainda conseguem ser mais asquerosas.

Mas ainda defendo a teoria [mt a estilo Douglas Adam] que se alguém, alguma vez, resolver revelar o significado da palavra felicidade para o mundo, será imediatamente internada e dada como louca por psicólogos e psiquiatras, visto que a descoberta deste conceito pelo mundo colocará em risco o emprego desta classe de
profissionais.

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Mas mas mas... as bactérias não eram monocelulares?

A felicidade é uma coisa interessante em que se pensar, desde que não penses nela. (Adoro fazer frases pseudo-filosóficas a comentar blogs de outras pessoas...)

5:15 AM  
Blogger G. said...

De facto esses comentários são os mais construtivos.

Mas como sou egocêntrico e narcisista, vou postar um comentário muito melhor do que o de vocês todos juntos.













Oh... Gostaria de ter motivos para sorrir, mas a minha vida é uma completa tristeza envolta num manto de escuridão e por isso me afogo na melancolia dos pensamentos suicidas e na ânsia de abandonar o sofrimento deste mundo.
E acreditem, um dia ainda conhecerei a estrutura dos órgãos sexuais dos gafanhotos africanos.

10:33 AM  
Anonymous Anonymous said...

Porque razão, quando escreves, deixas esse espaço todo em branco?

3:33 PM  
Blogger G. said...

Talvez por um motivo estético, ou também porque em certas ocasiões a ausência de palavras fala quase tanto quanto a presença delas.

8:28 AM  
Anonymous Anonymous said...

Pensei que não ias encher este blog com "coisinhas esteticamente apreciáveis." (tuas palavras).
Para a falta de palavras, existem sempre as reticências!

11:35 AM  
Blogger G. said...

Existe uma diferença notória entre estética do conteúdo e estética da apresentação, e mesmo os textos mais feios (como o caso dos meus) precisam de uma apresentação minimamente fofa xD.
Reticências são clichés, espaços em branco dão mais expressividade.










(pausa no raciocínio)




*volta a estudar sobre a estrutura dos órgãos sexuais dos gafanhotos africanos*

8:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

"Imaginemos uma célula desta bactéria."

As bactérias são seres unicelulares, constituídos por apenas uma célula procariota.As células procariotas não têm vacúlos.

Texto fantástico, pecando apenas pela ignorância cientifíca inerente ao tema.

3:45 PM  
Anonymous Anonymous said...

o que eu estava procurando, obrigado

6:35 AM  

Post a Comment

<< Home